fbpx

Publicado em

Sinop é a 5ª melhor cidade para se investir em comércio segundo a revista Exame

O ranking é elaborado pela consultoria Urban Systems e publicado com exclusividade pela EXAME. Veja a lista completa com as melhores no link no final da matéria.

Com um saldo de 17 mil empregos no ano de 2022 na área do comércio, a cidade de São Paulo pode dizer que a pandemia de covid-19 já passou. O setor foi um dos mais afetados pela crise sanitária mundial e conseguiu retomar a atividade neste ano. Diante deste cenário, a capital paulista é a melhor cidade para fazer negócios no comércio segundo ranking da consultoria Urban Systems, publicado com exclusividade pela EXAME.

Para a lista deste ano, foram analisados municípios com mais de 100 mil habitantes, e em seis eixos econômicos: comércio, serviço, indústria, mercado imobiliário, educação e agropecuária (veja os vencedores abaixo).

Nesta nona edição, foram avaliados mais de 60 quesitos e indicadores somando as seis áreas econômicas, com análises referentes à infraestrutura de saneamento, transportes, mobilidade urbana, logística e telecomunicações. A fotografia foi feita com dados referentes até outubro deste ano.

Na avaliação do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), o poder público municipal teve um papel de ajudar o setor a sair da crise, com o chamado Plano Municipal de Retomada Econômica.

"Nós conseguimos mobilizar todos os agentes que empregam na cidade para fazer uma série de ações para deixar o ambiente positivo e isso mexeu positivamente nos números. Também fizemos outras ações, como não aumentar a tarifa da passagem de ônibus, a desburocratização, além da segurança jurídica, que é um ponto importante para o empreendedor", diz.

Com uma empregabilidade maior, o consumo das família foi retomado, apesar da inflação que está em 6,47% no acumulado dos últimos 12 meses, como explica Willian Rigon, diretor de marketing da Urban Systems.

"No pós-pandemia as pessoas migraram para um consumo diferente, voltado para uma tendência de compra que chamamos de "sem bandeira". É aquela que valoriza o produto local, fomentando ainda mais a região e o comércio", diz.

Veja a lista com as 100 melhores cidade para fazer negócios no comércio

Fonte: Revista Exame

Gostou do artigo?


Podem ser do seu interesse

Poxa... Já vai embora?

Temos muitas outras opções para você.

Chame um dos nossos especialistas no WhatsApp 👇